Nunca confunda conhecimento e saber

O propósito da ciência da informação é o de conhecer e fazer acontecer o sutil fenômeno de percepção da informação pela consciência; percepção que, conduz ao conhecimento do objeto percebido. Nunca confunda conhecimento e saber. O conhecimento é um fluxo que vai se formando no percorrer das trilhas de sua vida. O saber, estoque do conhecimento adquirido, define a sua natureza humana. Assim, nos momentos de passagem o fenômeno da informação tem sua particularidade mais bela, pois transcende ali a solidão fundamental do ser humano quando um pensamento se faz informação inscrita e esta informação se quer conhecimento. Esta é a característica mais bela contida no fluxo de informação por isso rara e extraordinária.

3 comentários em “Nunca confunda conhecimento e saber

  1. Verdade professor, lembrei da obra do consagrado Paulo Freire, concordo na diferença em que há do conhecimento e do saber , ambos se completam, quando buscamos informação tem-se o conhecimento e quando atuamos tal circunstância é porque conhecemos o fato é sabemos fazer.

  2. Bom dia mestre,

    O saber possui, então, o caráter intrínseco e idiossincrático da percepção humana sobre um dado conhecimento? A partir desta observação, e considerando um grupo de pessoas/organização, poderíamos deduzir que um “saber coletivo” não deriva diretamente do conhecimento individual, mas sim da competência desse grupo/organização?

    Essa reflexão sempre me vem a tona quando observo como grupos lidam com o conhecimento e o saber coletivo, não como a simples soma dos saberes individuais, mas como um grupo formado por indivíduos que atuam de forma simbiótica. Este grupo, então, se torna uma entidade única, possuindo seu próprio saber que é diferente (e não apenas uma soma) dos saberes de cada pessoa que o compõe.

    Abraços,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: