Uma diferença entre visualização da informação e arquitetura de informação

VisualArquit

A informação vincula o homem ao seu destino e durante sua existência institui as referências para ele percorrer a sua odisseia individual no espaço e no tempo. A estrutura desta  informação é considerada como sendo: uma narrativa registrada em uma base física; inscrição e estrutura formam um conjunto de elementos de um todo ordenado e com princípio lógico.   Aqui, trabalhamos com o pressuposto de que a estrutura de informação é textual, um conteúdo de informação que admite condições de programar a estrutura com uma  formação de palavras.

O texto e seus adereços alegóricos  – figuras, quadros, tabelas, pinturas, desenhos – são procedimentos fixados por uma escrita em uma base ou formato. Constitui um todo unificado e passível de ser distribuído por um canal de transferência  para acesso por um receptor interessado. O conteúdo de uma inscrição e o seu discurso de significação é uma elaboração de um autor. Quando distribuído, o texto associa à sua historia a leitura, o receptor e a sua interpretação do conteúdo que pode ser apropriado por ele e tornar-se conhecimento. É importante conhecer, então, estes  espaços organizados,  a disposição de suas partes ou elementos e as possibilidades do olhar para este aglomerado.

A arquitetura da Informação seria, então, o estudo destes espaço organizado de informação que ajuda o receptor a interagir para o entendimento do conteúdo pelo design de sua representação espacial. Uma organização estrutural do espaço de um website, sua condição textual e imagética,  sua etiquetas de significação e categorização de conteúdo.

Nos tempos atuais tem sido necessário para lidar com estruturas digitais de informação no projeto de ambientes informacionais compartilhados, estas precisam ser resistentes a desordem natural de qualquer sistema na ausência de uma força organizadora. A arquitetura de informação é o desenho da interface mediadora, para o acesso ao conteúdo, que será mais útil quanto melhor a qualidade da  interface.

A Visualização da Informação tem como objetivo o estudo das formas de representação usadas para uma  apresentação visual amigável das inscrições que formam um determinado conteúdo. As técnicas de visualização da Informação buscam adequar o espaço de uma determinada estrutura para que a representação visual gerada para o olhar seja a que melhor mostre o conteúdo para a percepção da mensagem.

Na visualização da informação procura-se reduzir ao mínimo o “estresse cognitivo” do receptor – provocado pela tensão entre o que o olho vê e o que a mente processa – na interiorização deste conteúdo percebido pela visão. Quanto mais agradável ao olhar  for a informação melhor será a sensibilidade do usuário para a sua percepção.

Quando a informação é apresentada de maneira visualmente destinada ao olhar permite uma visualização conciliadora e o esforço cognitivo é diminuído no processo de julgamento e decodificação do conteúdo. Na tranquilidade cognitiva da boa visualização o receptor tem na percepção uma fruição visual.

Assim,

A arquitetura da informação quer construir a melhor interface dentro de um espaço informacional.

A visualização da informação quer colocar  nesta interface uma afetividade para o olhar.

visualizar

Mais sobre o assunto consultar, por exemplo:

A Visualização da Informação e a sua contribuição para a Ciência da Informação
http://www.dgz.org.br/out07/Art_02.htm

Arquitetura conceitual e resultados da integração de sistemas de informação e gestão
http://www.dgz.org.br/abr03/Art_03.htm

(AAB)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: