Este é um admirável mundo novo

A Business 2.0 é uma publicação do portal CNN Money que está sempre atenta aos direcionamentos da tecnologia. Ela publicou uma lista de 31 empreendimentos desenvolvidos fora dos Estados Unidos que podem mudar (ou influenciar) nosso comportamento na realidade em que vivemos.

1. O Joost (Inglaterra) é uma promessa de convergência entre a Internet e a TV. A idéia é oferecer uma programação de alta qualidade sob demanda, agregando serviços interativos como comunicação instantânea aos usuários do serviço. O Joost tem sangue nobre visto que seus pais, o dinamarquês Janus Friis e o sueco Niklas Zennström, já promoveram duas grandes revoluções no mundo da tecnologia. Em 2000, ao criar o KaZaA, os idealizadores do Joost abalaram os alicerces da indústria fonográfica. Em 2004, quando criaram o Skype, sacudiram o mercado de telefonia. Será que agora eles vão conseguir fazer a mesma coisa com a televisão?

2. O Trivop (França) é um mashup baseado no Google Maps que funciona como um guia multimídia para hotéis. O site publica vídeos sobre hotéis de diversas cidades européias. Dessa forma, um viajante pode conhecer virtualmente a infra-estrutura dos hotéis antes de fazer uma reserva. Essa idéia simples pode evitar muitas frustações em uma viagem de férias!

3. O Babelgum (Itália) também é um serviço que usa a tecnologia peer-to-peer para transmitir programação televisiva sob demanda, como o Joost. Apesar da idéia não ser mais tão inovadora, o Babelgum possui um diferencial interessante: ao invés de oferecer conteúdo gerado por grandes nomes como Warner ou MTV, ele publica conteúdo de pequenas produtoras independentes.

4. O Myubo (Eslováquia) é um site de compartilhamento de vídeos como o YouTube. O principal diferencial é que ele também oferece alguns canais televisivos por streaming. A programação da Rapture TV é bastante interessante.

5. O mTouche (Malásia) é um provedor de tecnologia móvel que lançou em abril o M-Bit, a primeira rede de distribuição de contéudo peer-to-peer para telefones celulares. Essa tecnologia inicialmente estará disponível no Japão e na Coréia onde a 4G já é uma realidade.

6. O Rebtel (Suécia) é um serviço que permite fazer ligações telefones celulares em diversos países para pagando o custo de uma ligação local. Se você e seus amigos estiverem nos países habilitados, existe um procedimento bruxo para fazer a ligação gratuitamente. É uma solução bastante inteligente, especialmente porque não exige a instalação de nenhum software. A inscrição já garante um bônus de 10 minutos!

7. O WidSets (Finlândia) oferece milhares de widgets para celulares que funcionam como pequenas aplicações, trazendo conteúdo da Internet onde quer que você esteja. Agora você pode consultar a Wikipedia, ver fotos no Flickr, ou ler o MeioBit de qualquer lugar!

8. O Bezurk (Singapura) é um sistema de busca especializado em viagens, onde é possível pesquisar e comparar preços de passagens aéreas, estadias, pacotes turísticos e aluguéis de carro. O site possui uma interface bastante intuitiva e amigável.

9. O Tractis (Espanha) é um serviço para gerenciamento de contratos online, que facilita atividades como edição, negociação e assinatura. O respaldo jurídico é garantido pelo uso de assinaturas digitais e smart cards. O meio ambiente agradece pela redução da papelada.

10. O Maxthon (China) é o segundo browser mais popular da China, ficando atrás apenas do Internet Explorer. Como isso aconteceu? Os desenvolvedores incluiram uma forma de burlar a censura do governo chinês a alguns sites e mecanismos de busca usando um web proxy.

11. O Sky-Click (Suiça) é um serviço baseado no Skype que permite que pequenas empresas criem seus Serviços de Atendimento a Clientes sem os elevados custos de infra-estrutura. O processo é bem simples. Primeiramente, é necessário registrar uma conta com os respectivos atendentes (eles cobram uma mensalidade de US$ 10.00 por cada um). Em seguida, é preciso adicionar um botão no site para que os clientes possam solicitar o atendimento via Skype. O Sky-click administra a fila de solicitações, integrando-se ao Skype através de um plugin. Também há um módulo de integração com o Salesforce.com para os usuários desse serviço de CRM.

12. O Stardoll (Suécia) foi desenvolvido para garotas de 7 a 17 anos de idade. As usuárias podem brincar de vestir celebridades como Adriana Lima e Gisele Bündchen, gastando seus Stardollars na compra de acessórios virtuais no StarPlaza. A conversão de moeda real para Stardollars pode ser feita através do cartão de crédito ou PayPal. É um modelo de negócio muito parecido com o do Second Life, mas direcionado para um público diferente.

13. O burrp! (Índia) permite compartilhar a opinião dos usuários sobre restaurantes e bares das cidades indianas. O site é útil se você precisa saber onde comer uma boa pizza em Mumbai.

14. O OhMyNews (Coréia do Sul) é um jornal online construído com a participação dos usuários que submetem notícias e comentários. Aproximadamente, 80% do conteúdo do jornal é gerado pelos próprios usuários, e somente o restante é produzido por uma equipe de 55 pessoas contratadas. A influência do site na Coréia do Sul é impressionante, inclusive acredita-se que o OhMyNews teve participação decisiva nas eleições presidenciais de 2002. Se seu coreano estiver enferrujado como o meu, dê uma olhada na versão em inglês do site.

15. O Keotag (Nova Caledónia) é uma ferramenta que agrega os resultados das buscas por tags em 18 sites diferentes: Technorati, Blinklist, del.icio.us, Furl, Google, IceRocket, BlogDigger, Live Search, Bluedot, Newsvine, BlogPulse, Feedster, Bloglines, Digg, reddit, My Web Yahoo!, Wikio e Twitter. Gostei o recurso que permite gerar o OPML para os resultados.

16. O YoYo Games (Inglaterra) oferece diversos recursos para a criação de jogos. Vale a pena conhecer o GameMaker 7.0, uma ferramenta para desenvolvimento de jogos sem programação! Além dos clássicos jogos de labirinto o ambiente permite criar jogos com efeitos 3D.

17. O Spreadshirt (Alemanha) tem um modelo de negócios bastante interessante! Através dele é possível criar lojas virtuais para vender camisetas com design personalizado. O Spreadshirt se encarrega do resto: processamento dos pagamentos, produção, entrega e serviço pós-venda!

18. O Trendio (Suécia) é uma bolsa de valores para palavras. O valor das palavras é calculado pela frequência de ocorrências nas notícias. Dessa forma é possível perceber as tendências na mídia e tentar prever o que será manchete amanhã. Clique aqui e veja as palavras de tecnologia que estão mais valorizadas no momento.

19. O eSnips (Israel) é um site de compartilhamento de conteúdo que oferece gratuitamente 5GB de espaço para arquivos. Se você usa Windows instale o eSnips Uploader, um plugin para Internet Explorer e/ou Firefox que facilita o envio de arquivos.

20. O Africator (África do Sul) é um agregador de conteúdo feito especialmente para membros da comunidade digital do continente africano (

21. O Bliin (Holanda) é um mashup baseado no Google Maps que permite o compartilhamento da localização dos usuários em tempo real. Para utilizar o serviço, é necessário ter um receptor GPS com suporte a bluetooth e instalar os aplicativos que enviam a localização para o Bliin. Existem dois módulos: o POCKETbliin para celulares com suporte a JME, e o bliinGPSXS para Mac OS X e Windows.

22. O Weblin (Alemanha) usa avatares para representar usuários que estão navegando pela Web. Quando os usuários se encontram no mesmo site, os seus avatars são exibidos na parte inferior do navegador (Firefox ou IE) e podem participar de um chat. O serviço é gratuito, mas a empresa tem planos para lançar uma moeda virtual, chamada Kala, que dará acesso a acessórios e funcionalidades complementares para os avatars.

23. O Pixrat (Índia) é o Del.icio.us das fotos. Funciona assim: adicione um botão a barra de ferramentas do navegador, acesse uma página que tem a foto que você deseja guardar e clique no botão. Em seguida, selecione a foto e adicione algumas tags para facilitar a busca. Cuidado ao acessar o serviço no trabalho, pois algumas imagens podem ter conteúdo adulto.

24. O Cambrian House (Canadá) é o lar da primeira comunidade de Crownsourcing, onde os membros compartilham suas idéias, buscando apoio intelectual, logístico ou financeiro para novos empreendimentos. As melhores idéias são escolhidas pela comunidade através de votação. No bazar é possível comprar ou vender idéias. Mais de 5.800 idéias já foram submetidas.

25. O Khichdee (Índia) é o Craigslist da Índia: são mais de 2 milhões de anúncios em centenas de categorias (de automóveis a antiguidades). A categoria Matrimonial chama atenção porque os anúncios são classificados por religião ou etnia.

26. O Mobagetown (Japão) é uma rede social móvel com mais de 6 milhões de usuários. Os usuários definem seus avatares e tem acesso a jogos interativos gratuitamente.

27. O Babytree (China) é uma rede social onde os usuários criam páginas para seus filhos, e recebem informações sobre educação infantil.

28. O Vivapets (Portugal) é uma rede social onde os usuários criam páginas para seus animais de estimação, e recebem informações de especialistas sobre os cuidados necessários de acordo com a espécie e raça.

29. O Tangler (Austrália) é uma rede de discussão, ou melhor, um fórum turbinado. O uso do Desktop Notifier, um utilitário disponível para Windows, Linux e Mac, torna a discussão ainda mais interativa.

30. O eDushi (China) é um site onde é possível encontrar informações reais sobre 30 cidades chinesas usando mapas 3D virtuais. A qualidade dos mapas é impressionante! Dê uma olhada no mapa de Hong Kong.

31. O Aprex (Brasil) é um pacote de serviços de apoio a organização e produtividade direcionados para profissionais liberais e pequenas empresas. Atualmente, o Aprex tem três produtos: Escritório Online, Apresentações e Email Marketing. O Escritório Online inclui calendário, contatos, tarefas, disco virtual, bloco de notas, blog e enquetes

32. O mobbbi é um novo serviço que mescla guias de entretenimento e redes sociais. O projeto não está aberto ao público, mas promete trazer informações diversificadas para os usuários: dicas de bares e restaurantes, orientações de como preparar bebidas ou de como atar nós em gravatas. Vamos aguardar mais notícias da equipe do mobbi, pois a idéia é boa!

33. O mostrips é um projeto que está sendo desenvolvido dentro do C.E.S.A.R. Mostrips é
uma rede social que permite ao usuário contar uma história, com imagens e texto, e em seguida enviá-la para o celular. Já recebeu uma menção internacional no blog Mashable, mas ainda tem poucos usuários efetivamente usando o serviço. Experimentem!

34. O Vá de Metrô é um serviço muito útil para os moradores de São Paulo, pois permite localizar pontos turísticos e comerciais em um mapa que mostra as linhas e as estações do metrô. Agora, andar de metrô ficou mais fácil!

_______________________________________________

*Fonte: Posts do Meio Bit  [ http://www.meiobit.com/ ] e Wikipedia http://pt.wikipedia.org/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: