“é preciso ser fiel ao sonho e não às circunstâncias”
Eu vivi a minha tarefa de ensinar com a amplitude do sonho e da circunstância de cada época. Procurei repassar aos meus alunos o conhecimento das coisas que eu sabia e é na lembrança deles que vivo com mais intensidade, vivo melhor e para mais tempo. Se eu vim ao mundo, acho, foi para cumprir esta tarefa como meta de vida. Nessa perspectiva o mais que fiz não vale muito.
Nas palavras de J.L. Borges: “é preciso ser fiel ao sonho e não às circunstâncias. …as palavras começam, em certo sentido, como mágica. Associando ao traço visível à coisa invisível, a coisa ausente …”. “As palavras nos significam e nos definem e identificam, também, aqueles que tratam conosco. Escrever pode, então, ser um lamento em uma canção de amor não correspondido.”
Em 2001 época de grande balbúrdia sobre ensino a distância , realizei um curso online para os alunos de doutorado e mestrado de uma pósgraduação em informação do Rio de Janeiro, então meu vínculo empregatício. O Curso tinha aulas, leituras, exercícios com integração dos aluno, tudo online em rede. Não usei qualquer software para isso. Tudo acontecia em um “site” anexo à minha página pessoal na web eusando um provedor privado. Deu muito trabalho, mas valeu a pena, pois foi um sucesso com os alunos. Quis repetir mas não podia mais: não estava regulamentado, não homologado, não oficializado, etc., etc..
Mas então eu já tinha pego de surpresa a burocracia e no primeiro semestre de 2001 fiz um curso inteiro onde deixava de lado o “ser professor” para coordenar alunos em busca de conhecimento online na rede.
Pra lembrar isso disponibilizo uma das aulas, pedindo a quem for lá para lembrar aconteceu há cerca de 10 anos atrás, fiz o curso todo sozinho, inclusive a parte técnica de uploads, downloads, etc. e uma série de conteúdos lá colocados, depois viraram textos formais que disponibilizei.
Mas vale a pena dar uma olhada na aula online de 2001
http://bit.ly/jcWT0T
Aldo de Albuquerque Barreto
J.L.Borges – Trecho de “O Credo de um Poeta”, do livro “Esse Ofício do Verso”, de Jorge Luis Borges
O Professor Aldo é um modelo exemplar de professor, pois possui as duas características essenciais para esta profissão: Sabedoria e Humildade. Sabedoria para saber diferenciar as informações relevantes das não relevantes de forma a incrementar o conhecimento de seus alunos. E Humildade ao reconhecer que o conhecimento é infinito, pois somente com este valor é possível aprender, aprender e aprender. Um abraço, Paulo Andre (Mestrando em Administração – Unigranrio).