“é preciso ser fiel ao sonho e não às circunstâncias”


Eu vivi a minha tarefa de ensinar com a amplitude do sonho e da circunstância de cada época. Procurei repassar aos meus alunos o conhecimento das coisas que eu sabia e é  na lembrança deles que  vivo com mais intensidade, vivo melhor e para mais tempo. Se eu vim ao mundo, acho, foi para cumprir esta tarefa como meta de vida. Nessa perspectiva o mais que fiz não vale muito.

Nas palavras de  J.L. Borges: “é preciso ser fiel ao sonho e não às circunstâncias. …as palavras começam, em certo sentido, como mágica.  Associando  ao traço visível à coisa invisível, a coisa ausente …”. “As palavras nos significam  e nos definem e identificam, também,  aqueles que tratam conosco. Escrever pode, então, ser um lamento em uma canção de amor não correspondido.”

Em 2001 época de grande balbúrdia sobre ensino a distância , realizei um curso online para os alunos de doutorado e mestrado de uma pósgraduação em  informação do Rio de Janeiro, então meu vínculo empregatício. O Curso tinha aulas, leituras, exercícios com integração dos aluno, tudo online em rede. Não usei qualquer software para isso. Tudo acontecia em um “site” anexo à minha página pessoal na web eusando um provedor privado. Deu muito trabalho, mas valeu a pena, pois foi um sucesso com os alunos. Quis repetir mas não podia mais: não estava regulamentado, não homologado, não oficializado, etc., etc..

Mas então eu já tinha pego de surpresa a burocracia e no primeiro semestre de 2001 fiz um curso inteiro onde deixava de lado o “ser professor” para coordenar alunos em busca de conhecimento online na rede.

Pra lembrar isso disponibilizo uma das aulas, pedindo a quem for lá para lembrar aconteceu há cerca de 10 anos atrás, fiz o curso todo sozinho, inclusive a parte técnica de uploads, downloads, etc. e  uma série de conteúdos lá colocados, depois viraram textos formais  que disponibilizei.

Mas vale a pena dar uma olhada na aula online de 2001
http://bit.ly/jcWT0T

Aldo de Albuquerque  Barreto

J.L.Borges – Trecho de “O Credo de um Poeta”, do livro “Esse Ofício do Verso”, de Jorge Luis Borges


Um comentário em ““é preciso ser fiel ao sonho e não às circunstâncias”

  1. O Professor Aldo é um modelo exemplar de professor, pois possui as duas características essenciais para esta profissão: Sabedoria e Humildade. Sabedoria para saber diferenciar as informações relevantes das não relevantes de forma a incrementar o conhecimento de seus alunos. E Humildade ao reconhecer que o conhecimento é infinito, pois somente com este valor é possível aprender, aprender e aprender. Um abraço, Paulo Andre (Mestrando em Administração – Unigranrio).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: