Vale a pena ler artigos que não estão online

Um estudo sobre o comportamento do cientista quando procura informação feita na comunidade de físicos e astrônomos, usando entrevistas semi estruturadas com 56 professores e estudantes de Ph.D. da área na University College de Londres.

Foi perguntado aos entrevistados a maneira como obtêm e como acessam as fontes para seus estudos e pesquisas e seus principais seus recursos da informação; ênfase foi colocada na leitura de artigos de periódicos, provavelmente a fonte a mais importante da informação na física e na astronomia.

Ficou evidente a tendência emergente no comportamento de busca de informação, dos físicos e dos astrônomos, que mostra que a maioria deles acredita que se os artigos forem de boa qualidade e significativos para a área, eles estarão disponíveis online na Internet.

Além disso, ainda em minoria, mas um número apreciável de cientistas entrevistados acredita que a informação que não está em disponível online não vale o esforço de obter, por provável falta de qualidade, confiabilidade e obsoletismo.

Esta indicação mostra uma evidente mudança na percepção que os usuários de ciência e tecnologia têm do valor das fontes de informação digital online e sua facilidade de acesso. A Astronomia e a Física tradicionalmente tinham um alto grau de formalidade conservadora em suas fontes de informação. Isto mostra que pelo, menos em alguns campos científicos, a facilidade da disponibilidade digital é uma medida positiva na avaliação coletiva de qualidade.

Esta tendência indica, ainda, a expectativa elevada dos cientistas em alcançarem toda a informação que necessitam no formato digital e online, o que vem a exercer pressão sobre editores, especialistas da informação e administradores para formação de estoques de informação na web.

Ver o artigo completo de:

Hamid R. Jamali
[What is not available online is not worth reading?]
Professor, Ph.D., Department of Library and Information Studies, Faculty of Psychology and Education
http://www.webology.ir/2008/v5n4/a63.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: