MUDANÇA DE BASE

O Grupo HMV (His Master’s Voice) é uma marca registrada famosa no mundo do negócio de música e por muitos anos tem sido o nome de marca de uma grande gravadora. O seu nome foi cunhado em 1899 com a pintura do cachorro Terrier que reconhece no gramofone a voz de seu dono.

Os números da indústria britânica de música são claros: o crescimento de mais de 30% nas vendas digitais não compensa as já enormes perdas de músicas na base de celuluide do CD. Por isso a HMV vai fechar 60 de suas filiais no Reino Unido,

A centenária HMV é um dinosauro tentando fugir da extinção por uma mudança nos habitos do tipo de seu consumidor que, agora, tem acesso a musica em mp3 mais facil e mais barata, quando não de graça.   Nesta mesma onda a maior cadeia de livrarias dos EUA deverá fechar as portas.

As editoras que já vinham sofrendo com baixas vendas devido ao preço de livros eletrônicos terão ainda mais problemas caso a segunda maior cadeia de livrarias dos EUA venha a acabar. No início deste ano de 2011, o Borders Group de booksellers anunciou que vai pedir concordata. Isso indica que suas mais de 600 lojas irão fechar as portas.

A maior rede de livrarias dos EUA não consegue enfrentar a concorrencia com os livros eletrônicos. O problema do fechamento da Borders vai afetar toda a cadeia editorial:indústria do livro, editoras, agentes e escritores. Isso prenucia a rapidez com que estamos deixando a base papel para registrar e transferir informação.

A razão para esta mudança é técnica,  econômica e social e em nada tem a ver com as discussões apaixonadas sobre o destino do livro impresso em papel. Documentos digitais chegam a ser 20 vezes mais baratos que seu correspondente em base papel,

A disponibilidade dos documentos digitais é maior, eles estão disponíveis na casa do usuário e a compra o acesso e a transferência são muito mais faceis; as razões anteriores influem, pesadamente, na inclusão informacional dos menos favorecidos, que assim teriam acesso a mais informação e conhecimento possibilitando diminuir a desigualdade social.

Ver mais em

HMV (His Master’s Voice)
http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?id_news=40764
Livraria Bordes
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/editoras-podem-sofrer-se-borders-fechar-05012011-50.shl

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: