Qual é a sua ONDA? Cuidado ela pode virar um TSUNAMI.

Cada geração e cada contexto atuam de uma forma diferenciada na rede

Pessoas de diferentes gerações se relacionam de formas distintas na Internet.Estudo do Pew Internet aponta que mais da metade da população adulta na Internet tem de 18 a 44 anos. Para um executivo da Box 1824, empresa que faz pesquisa de tendências, existe diferentes comportamentos entre as gerações. Sua empresa define três tipos de usuários de Internet.

Os primeiros são os nativos digitais, que têm de sete a 17 anos e se alfabetizaram e desenvolveram sua leitura na Internet. Sua maneira de ler é não linear. É uma geração que enfrenta dificuldades tanto para ler quanto para escrever textos lineares. É um público que possui uma grande capacidade de dispersão mentalmente organizada . Não desenvolveu uma relação intensa com os emails e prefere a comunicação instantânea. Quando a vida profissional exigir comunicação mais formal dos nativos digitais, provavelmente, os emails já tenham se modificado totalmente, como apontam iniciativas como o Wave.*

Os crescidos digitais têm de 18 a 30 anos, se alfabetizaram fora da Internet e desenvolveram a sua leitura na rede.É a geração-ponte, que possui a formação híbrida entre a leitura linear e a não-linear. Ainda possuem uma ampla capacidade de leitura e construção de textos lineares e adotam o email como uma de suas principais formas de comunicação. Possuem facilidade para lidar com novas ferramentas.

Os pré-digitais, por sua vez, têm de 30 a 50 anos são os pais ou os avós dos nativos. Seu comportamento de leitura foi delineado em um mundo linear do texto. Contudo, esse público se adapta rapidamente à evolução das tecnologias. Fonte: Folha online, Sábado, 31 de outubro de 2009
___________________________________________________________

* Wave é uma ferramenta online para a comunicação em tempo real e de forma colaborativa. A WAVE pode ser tanto um documento conversacional ou uma conexão onde as pessoas podem discutir e trabalhar em conjunto usando o texto com formatação, fotos, vídeos, mapas, e tudo mais que a midia digital online possibilita.

É um linguagear onde entra conversação e documentos. As pessoas podem se comunicar e trabalhar de forma compartilhada. Qualquer participante pode responder em qualquer parte da mensagem, editar o conteúdo e adicionar participantes no processo. A qualquer ponto da comunicação você pode rebobinar a Onda para ver ou ouvir ouvir o que foi dito ou escrito antes.

Uma transmissão em tempo real em que você pode limitar os participantes e as ferramentas da Wave mas que perde privacidade ou se limita muito a sua Onda tudo vira um email de luxo, que é tudo que uma Wave quer evitar ser confundida ou chamada.

Emails são muito bons para as pessoas se comunicarem de forma aberta com pessoas que elas conhecem bem. Foi projetado para ser estar em segredo e funciona muito bem quando se quer individualidade e confiança na conexão destinada.

Até que ponto um empresário com patente, ainda não registrada estaria disposto a discutir seu protótipo em uma Wave de convivência e troca de informações. As Interações em tempo real vão se tornar a moda dominante da cultura da Internet social por algum tempo no futuro. Mas, há que se pensar em cada contexto particular de comunicação e o modo ético e legal de cada espaço .

Uma Wave em convivência com livre entrada de participantes não seria um modo ideal de comunicação que prioriza a confiabilidade e a segurança da informação. Há que considerar como as condições do modo legal, da ética e dos costumes está determinado culturalmente em um determinado espaço social específico. Uma Onda bem intencionada para discussão de certos assuntos pode transformar-se em um Tsumani de aborrecimentos legais e éticos em determinados locais.

A ferramenta já esta operacional, em teste limitado, pelo Google só para grupos de usuários em locais selecionados.
http://wave.google.com/help/wave/about.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: